top of page

O que fazer com o seu 13º ou renda extra?

Atualizado: 25 de mar. de 2019


Todo mundo em algum momento da sua vida financeira deve ter tido essa dúvida, mas o que podemos recomendar diante dessa questão é que vai depender muito da sua situação financeira atual para decidir qual o melhor caminho para o seu dinheiro. 


1) Estou endividado - o melhor caminho é saber qual de suas dívidas a taxa de juros mensal é maior. O ideal é escolher exatamente a taxa de juros maior e se possível quitar essa dívida. Vale ressaltar que é possível você negociar desconto para pagamento à vista , para maioria dos bancos receber um valor à vista pode te proporcionar um bom desconto sobre o valor principal. Negocie e garanta o melhor desconto possível, poder de barganha é bem maior e com certeza você conseguirá um ótimo negócio.


2) Estou sem dívidas - uma possibilidade interessante é pegar esse dinheiro para te dar uma tranquilidade financeira durante o ano pagando aqueles impostos e custos de início de ano (IPVA, IPTU, Matrícula, Material Escolar, etc.). Uma grande vantagem, assim como para quem está endividado, é você terá desconto na quitação em parcela única dos impostos o que já garantido pelo próprio regulamento nos boletos. Já com relação a matrícula e material escolar poder negociar e barganhar por descontos. Lembre-se quando você tem o dinheiro você tem mais condições de entrar com vantagem nessas situações. Dessa forma você fica com o seu orçamento livre por todo o ano, sem obrigações mensais ou parcelas que podem reduzir o seu poder de comprar durante os meses.


3) Dinheiro sobrando - Agora se você tem dinheiro disponível mesmo depois de provisionar os impostos e custos habituais de inicio de ano, o ideal mesmo é investir e criar um fundo de reserva que garanta tranquilidade financeira para você e sua família. O ideal é saber principalmente qual o seu perfil de investidor e alinhar o seu investimento com os seus objetivos.

Para todas essas recomendações a mais importante é que para cada momento financeiro que você está procure a ajuda de um planejador financeiro pessoal que é o profissional mais qualificado para de orientar a tomar a melhor decisão diante de um diagnóstico bem feito de sua atual saúde financeira.


Caso você tenha dúvidas ou interesse em conversar mais sobre o seu planejamento financeiro e seus investimentos clique no link aqui para termos uma primeira conversa. Terei o maior prazer em ajudar você.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page