top of page

Será que você está tomando decisões de forma correta?

Estava essa semana refletindo sobre o tema #Risco x #Incerteza, diante de conversas que tenho diariamente com clientes que ajudo no #planejamentofinanceiro . Sinto que existe uma grande confusão sobre os conceitos com relação a #investimentos. Já escutei algumas vezes a frase: “É muito arriscado” quando na verdade a pessoas esteja se referindo a incerteza do que pode ocorrer com ela nesse período. Por esse motivo gostaria de tentar simplificar e desmistificar esses conceitos.


Todo investidor quando está construindo uma carteira de investimentos na verdade está aceitando algum nível de risco. Dependendo do tipo de investimentos que ele está incluindo na sua carteira, renda fixa (risco baixo), multimercado (risco médio), renda variável (risco alto). A combinação dessas classes de ativos deve ser sempre feita com base no perfil do investidor(a) e seus objetivos. Portanto, risco é algo que você conhece com base em probabilidades de ocorrer oscilações e um planejamento da sua carteira com ajuda profissional e o entendimento do seu perfil e objetivos, tendo uma expectativa dentro de um prazo razoável que aquilo vai acontecer.


Já a incerteza é algo não previsível, sem probabilidades de ocorrer e que por esse motivo é tão importante o planejamento para ajudar nessas questões comportamentais que podem influenciar numa má decisão diante de um cenário adverso. Quando a incerteza supera o risco real, os investidores podem acabar cometendo erros caros com base apenas em seu medo do desconhecido. "Não posso prever o que vai acontecer" torna-se o sinal verde para tomar decisões imprevisíveis. Em vez de trabalhar em prol de seus objetivos futuros, os investidores se concentram em tentar controlar o que está claramente fora de seu controle.


Portanto, aprender a distinguir melhor o que é risco ou incerteza, alinhar seus objetivos e planos a sua carteira são fundamentais para não se tomar decisões erradas na hora de planejar a sua jornada financeira. Minha recomendação é sempre buscar um planejador financeiro para estar ao seu lado como o seu guardião e te acompanhar te protegendo nessa sua caminhada até a liberdade financeira.



9 visualizações0 comentário
bottom of page