top of page

COMO ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA?


Os últimos anos houve uma crescente conscientização sobre o tema finanças pessoais no Brasil. Vários influenciadores de finanças, podcasts, blogs, canais de YouTube e profissionais seguindo a carreira de planejadores financeiros. Isso certamente foi bem positivo para um público cada vez maior de pessoas interessadas sobre o tema.

Mesmo com todo esse avanço e maior acesso a essas informações, também cresceu o número de famílias endividadas, inadimplência de crédito e ainda mais pessoas caindo em golpes financeiros em busca de retornos de curto prazos mágicos e fantasiosos.

Por que o brasileiro é desorganizado financeiramente?

Creio que sejam vários os fatores que colaboram para essa situação, mas suponho que o principal seja a falta de educação financeira desde o início da jornada educacional na infância, complementado por ensino médio e passando por inexistência de disciplinas faculdades nas universidades que fomentem o planejamento financeiro pessoal e familiar.

Como se livrar das dívidas?

Esse processo irá demandar um grande esforço e comprometimento de comportamentos consistentes para reverter essa situação que passará por: reduzir consumos, aumentar renda, se desfazer de ativos que não estão sendo usados e a partir de uma meta atingível, conquistar o reequilíbrio financeiro. Claro que quando esse objetivo estiver sendo bem sucedido atrelar recompensas intermediarias para que se possa motivar e engajar o envolvimento no processo.

Após se livrar das dívidas, qual o próximo passo?

Superada a arrebentação das dívidas é hora de construir a reserva de emergência para garantir de forma sustentável uma jornada financeira mais tranquila e equilibrada protegida contra imprevistos. Depende muito da previsibilidade de renda de cada pessoas e pode variar de 3 a 12 meses do custo de vida mensal a ser guardado em veículos de investimentos de renda fixa, com baixo risco e alta liquidez.

Como ser prudente nos investimentos?

Alocar investimentos de forma inteligente, alinhada aos objetivos e projetos de vida, dentro dos prazos determinados de liquidez da carteira, aderentes ao perfil de investidor(a). Uma boa qualidade de investimentos requer um bom entendimento do seu momento financeiro e estratégia de vida no curto, médio e longo prazo. O ideal é delegar a profissionais de mercado como em estruturas de gestoras de investimentos fiduciárias via fundos de investimentos com gestão ativa e diversificação profissional.

Qual é o bom comportamento de um investidor?

Um comportamento adequado do investidor requer também bastante disciplina no longo prazo. Alguns pontos são fundamentais: aporte regulares, estar investido no mercado, compreender as oscilações de mercado que é cíclico, ter um profissional planejador(a) financeiro(a) ao lado para ajudar a tomar melhor decisões na jornada.

Quais os cuidados devem ser observados pensando em aposentadoria?

O ponto de partida é entender se no seu atual momento você já contribui em alguma modalidade de previdência seja ela oficial pública (INSS) ou a previdência privada (complementar). Essas informações são fundamentais para se traçar uma estratégia factível que atenda a sua necessidade pensando em renda necessário no futuro. Estabelecer uma idade de quando pretende tirar o pé do acelerador e o tempo que deve usufruir dessa renda oficial + complementar que sejam ideais para atender as suas necessidades de renda a manutenção do seu padrão de vida. Importante salientar que quanto mais cedo essa reflexão e investimentos começarem para esse objetivo de longo prazo menor será o esforço mensal para se alcançar essa renda no futuro.

Um pouco de todo esse ensaio sobre o planejamento financeiro são uma pequena amostra do que é o planejamento financeiro e como um profissional ao seu lado pode te ajudar na definição das estratégias para atender as suas necessidade diante do estágio financeiro de vida que você se encontra.

Gravei um curso online para entregar esse conteúdo de forma digital com algumas dessas estratégias para que possa ajudar as pessoas a simplificar e organizar finanças pessoais se você quiser aprofundas um poucos mais sobre o tema nesse link: https://go.hotmart.com/U78070312R

Tem um vídeo que explico também de forma introdutória o curso aqui:



Um forte abraço e até o próximo Drops!

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page