top of page

Os ciclos de mercado e os impactos nas suas finanças.

Olá amigo(a

) leitor(a)! Como vai você?

Muito se fala por ai sobre inflação, taxa de juros (Selic), bolsa de valores e Ibovespa. Será que você entende mesmo como esses mecanismos funcionam e podem impactar o seu planejamento financeiro e sua vida?

Compartilho aqui com você, esse vídeo que é definitivo para que você possa entender de uma forma simples, como funciona o mercado e os seus ciclos, claro que bem resumidamente. (Assista ao vídeo e se achar que agregou conhecimento, considere se inscrever no canal no YouTube e compartilhar com mais alguém.)




Tenho atendido alguns clientes e percebo que poucos deles tem conhecimento sobre os mecanismos de funcionamento do mercado financeiro, indicadores, inflação, modalidades de investimentos. Esse é exatamente o nosso trabalho como planejador financeiro, o de educar as pessoas sobre esse mundo das finanças pessoais. Essa é uma atividade que faço com o maior prazer e gostaria muito de difundir isso de forma mais abrangente para as pessoas, por isso, esse newsletter mensal para compartilhar alguns conteúdo relevantes sobre o tema.

Creio que o assunto muitas vezes pode ser chato para algumas pessoas, mas tenho certeza que podemos simplificar esse conhecimento fazendo analogias certas e transmitindo com clareza sobre o assunto. Observo que o viés que algumas pessoas têm, sobre não querer evoluir sobre planejamento financeiros ou investimentos, por achar que é muito complexo ou que não é para elas. É muito por simples desconhecimento ou incompreensão mesmo e acabam por fazer com que elas deixem de lado esse assunto tão fundamental em suas vidas e coloquem em risco o seu próprio futuro.

Um grande exemplo disso são aquelas pessoas que num cenário de alta taxa de juros e inflação continuam com seu dinheiro parado em conta corrente ou poupança, sem ter noção que na renda fixa você tem modalidades bem mais rentáveis e tão seguras quanto como fundos de renda fixa, tesouro nacional, dentre outros.

A mensagem que quero passar aqui é a seguinte: você não precisa entender de tudo, mas precisa compreender mesmo que de forma geral que o mercado é dinâmico e que da mesma forma como existem as estações do ano e oscilações de temperatura ou clima, existem também os ciclo de mercado, suas variações e fundamentos. Dessa forma não é pelo fato de estarmos, por exemplo no inverno que vamos deixar praticar esporte ou cuidar da nossa saúde. É meio dessa forma que observo que algumas pessoas pensam, quando os mercados estão mais agitados ou em queda, as pessoas simplesmente deixam de investir e aportar ou até resgatam seus investimentos com medo de perdas e ai realmente perdem capital.

A falta de clareza e conhecimento sobre esses fundamentos do funcionamento dos ciclos de mercados e a sua interação com taxas de juros, inflação, mercado financeiro geram o medo que gera péssimas decisões financeiras baseadas em emoções e não em racionalidade e planejamento financeiro. Por esse motivo a importância de um planejamento financeiro e um profissional ao lado das pessoas evita decisões equivocadas, resguardando muitas vezes aquele patrimônio guardado com tanto esforço para um objetivo. Ter um copiloto ao seu lado nessa jornada certamente será uma grande e valiosa vantagem já que essa caminhada é longa, cheias de desafios, desvios, alto e baixos, surpresas, mas se você tem um plano e um bom gerenciamento dos riscos, prazos e recursos você chegará ao seu destino de forma muito mais segura e tranquila.

Fico à sua disposição caso tenha interesse em nossos serviços de planejamento financeiro é só entrar no site e marcar um bate papo.


Um Abraço e até o próximo Drops!


18 visualizações0 comentário
bottom of page