A portabilidade da previdência privada consiste na migração do plano de previdência para outra instituição, plano ou gestora, ideal para quem está insatisfeito com as condições atuais.
A vantagem é que, ao fazer a portabilidade, contratando outro plano, você não precisa pagar Imposto de Renda, tampouco cobranças de taxas. Além disso, o tempo de aplicação migra junto na portabilidade.
Mas existem algumas restrições na portabilidade da previdência privada.
Uma delas tem relação à tabela de tributação do plano: você só pode mudar do modelo de cobrança progressivo para outro progressivo ou para o regressivo, e não da tabela regressiva para a progressiva
.
Além disso, só é possível migrar para planos da mesma modalidade:
de PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) para outro PGBL
de VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) para outro VGBL.
A portabilidade da previdência privada pode ser interna ou externa.
Explicamos: na portabilidade interna, você troca de plano dentro da instituição financeira em que já tem a previdência.
Motivos para você fazer a Portabilidade da sua Previdência Privada:
1) Taxas de Administração Alta: A taxa de administração é o valor que o investidor paga ao banco ou seguradora pela prestação do serviço de administração do fundo de investimento no qual o dinheiro é aplicado.
Essa taxa varia conforme a instituição financeira e tem relação direta com o tipo de fundo que está alocado. A grande maioria dos fundos de previdência do mercado (80% segundo dados da SUSEP) são exclusivamente de renda fixa o que não faria sentido terem taxas altas, mas planos antigos de bancos continuam mantendo esse tipo de situação.
Além disso, é preciso considerar as demais taxas cobradas pelas instituições: de carregamento de entrada e de saída e, em alguns casos, de performance, taxas essas que no contexto atual do mercado não fazem mais sentido.
2) Falta de diversificação: Num cenário complexo de mercado cada vez mais globalizado e com muitas variáveis é fundamental a diversificação em várias classes de ativos para se obter o melhor resultado possível, mas a grande maioria das previdências está concentrada em 1 ou 2 classes de ativos, assim não se consegue aproveitar de forma completa das possibilidades disponíveis e várias estratégias. Muitas dessas previdências também apresentam um gestão passiva dos ativos deixando os recursos mal posicionados diante do cenário dinâmico.
3) Insatisfação com rentabilidade, transparência e atendimento: Como é comum no mercado transacional bancos e corretoras orientam de forma errada a construção de previdências privadas entregando veículos não compatíveis com o perfil, objetivos e momento financeiro de seus clientes. Muitas vezes os custos e taxas devido a falta de transparência dos contratos e conflitos de interesse deixam clientes insatisfeitos com as surpresas que aparecem nas letras pequenas dos contratos. Falta de um atendimento consultivo e alinhado aos interesses dos clientes é um realidade nos clientes que atendo e também quando fui cliente de algumas dessas instituições quando muito jovem procurei por esse tipo de orientação senti na pele essa prática.
Tenho um convite a fazer pra você. Quero te apresentar o modelo fiduciário de investir. Onde você pode ter a melhor Previdência Privada do Mercado com o acompanhamento de um Planejador Financeiro Fiduc dedicado a você e aos seus objetivos, alinhamento de interesses e transparência. A gestão profissional e ativa de Multi Family Office. Uma carteira completa, com diversas classes de ativos e diversificação profissional de verdade. Um fundo de previdência único capaz de adotar a estratégia de investimentos ideal, independentemente do cenário econômico.
Se você não tem uma previdência, este é o momento certo para iniciar.
Se já tem, parabéns por planejar seu futuro.
Te apresentamos sua última portabilidade.
Quer ajuda com a portabilidade da sua previdência privada? Vamos agendar uma reunião online e conversar.
www.alexandresantiago.com.br | ola@alexandresantiago.com.br | @santiagofinancas
Comments