top of page

Como proteger meu patrimônio de uma recessão global?


Seja bem vindo(a) a mais uma edição do nosso Drops. Compartilho com você um conteúdo que publiquei em resposta a perguntas de assinantes do portal InvestNews. Boa leitura!

A grande certeza que temos no mercado financeiro é que as crises virão. A outra grande certeza é a de que elas vão passar. Estar investido no mercado é ficar sujeito a esse risco e isso é normal.

É nas crises e volatilidade do mercado que se obtém bons resultados e oportunidades de excelentes ativos em promoção.

Creio que o mais importante é antes de tudo fazer o seu planejamento financeiro e alinhando seus recursos investidos as suas necessidades de liquidez e objetivos de curto, médio e longo prazos.

Para reduzir o seu risco e proteger patrimônio existe uma máxima fundamental: diversifique sua carteira de investimentos. “Diversificação é o único almoço grátis em finanças.”

Planejar e diversificar

Assim, você diminui os impactos de uma crise em seu patrimônio e se mantém mais tranquilo nesse período. Portanto, esteja posicionado em diversas classes de ativos de uma forma lógica e estratégica, alinhado com o seu perfil, planejamento e objetivos.

Tenha renda fixa para sua reserva de emergência ou curto prazo, multimercados para se posicionar em vários mercados e diferentes segmentos mais para o médio prazo, renda variável nacional e ativos internacionais com diversificação global e setorial para uma estratégia mais de longo prazo.

Passo a passo para se proteger da crise

Minha recomendação para manter sua carteira protegida em tempos de crise é, portanto:


  1. Planejamento financeiro

  2. Reserva de emergência

  3. Diversificação da sua carteira

  4. Visão de longo prazo, preservando o seu presente e garantindo o seu futuro


Quer bater um papo sobre o assunto? Vamos marcar uma conversa!

Um pouco de todo esse ensaio sobre o planejamento financeiro são uma pequena amostra do que é o planejamento financeiro e como um profissional ao seu lado pode te ajudar na definição das estratégias para atender as suas necessidade diante do estágio financeiro de vida que você se encontra.


Gravei um curso online para entregar esse conteúdo de forma digital com algumas dessas estratégias para que possa ajudar as pessoas a simplificar e organizar finanças pessoais se você quiser aprofundas um poucos mais sobre o tema nesse link:


Tem um vídeo que explico também de forma introdutória o curso aqui:




1 visualização0 comentário
bottom of page